Este website utiliza cookies..
Alguns são necessários para o normal funcionamento do website.
O santuário de Nossa Senhora da Peneda foi construído entre finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX. A igreja foi terminada em 1875. Em frente à igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datado de 1854. Após um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos, o santuário desenvolve-se numa alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo. Uma das capelas ostenta uma inscrição que atesta ter sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha D. Maria I.
Para a elaboração de um logótipo que unificasse os dois espaços - hotel e santuário - desenhamos um anel com 4 arcos representando o escadório das virtudes. O hotel utiliza apenas o anel e, em complementaridade, o santuário utiliza o mesmo anel com a Senhora da Peneda no centro. O logótipo poderá ser usado com luz intermitente na imagem da Senhora em analogia à lenda que indica ter-se verificado uma aparição da Virgem, Nossa Senhora das Neves, em 5 de Agosto de 1220, a uma pequena pastora.
Este logótipo assume assim um caráter de identidade complementar para o hotel que dá apoio aos peregrinos que visitam o santuário.